Rede de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica


24/10/2016 17:02 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


A Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, uma das principais bandeiras de Márcia Lia (PT), será implantada no Estado. A confirmação é do secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa, que se dispôs a ser o "agente articulador" da integração entre as diversas instâncias de poder (Executivo, Legislativo, Judiciário), além de Defensoria Pública, Ministério Público e entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) e terceiro setor, dentre outros.

A proposta de formulação da rede é resultado da audiência pública organizada pela deputada em agosto deste ano, em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha. "Temos um longo caminho pela frente, mas estamos dando passos largos e importantes no sentido de garantir a organização, a integração e, especialmente, a humanização e a dignidade das mulheres vítimas da violência doméstica", destacou a deputada, após audiência com Elias Rosa, no dia 19/10.

A ideia da rede é unificar iniciativas das mais diversas esferas de atendimento às vítimas no Estado, investindo, inclusive, na informatização. "Existem bons projetos e muito boa vontade de vários órgãos em melhorar o acolhimento às vítimas de violência doméstica. Porém não há diálogo efetivo entre eles, não há conexão entre os programas, e isso agilizaria o atendimento e qualificaria o acolhimento das vítimas", justificou Márcia Lia, procuradora-adjunta da Mulher da Assembleia Legislativa e coordenadora, no Estado de São Paulo, da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, órgão criado na Câmara dos Deputados por Ana Perugini (PT/SP).

marcialia@al.sp.gov.br

alesp