Opinião: Parabéns aos professores brasileiros


01/11/2016 16:20 | Abelardo Camarinha *

Compartilhar:


Caros professores, uma dos minhas mais firmes crenças é de que os professores integram a parte mais básica da formação cidadã. Infelizmente, fui impedido, pela legislação eleitoral, de expressar toda minha admiração por esse profissional, a tempo e a hora adequados, o dia do professor. Entretanto não posso deixar de levar a eles, agora, meu agradecimento e admiração pelo trabalho tão meritório que desempenham.

Mas não é só uma questão de crença, os fatos falam por si. O desenvolvimento de países como Japão, Coréia, Vietnã e outros tiveram como base a educação, chave para abrir portas e tirá-los do subdesenvolvimento, sendo um dos mais importantes fatores para o estabelecimento de sua posição de prosperidade e crescimento.

Por sua vez, os professores são a alma do ensino, os grandes responsáveis pela educação neste país. Assim, celebro o 15 de outubro, dia do professor. Acredito tratar-se de uma das mais nobres profissões, e merece todo nosso respeito. O Brasil tem uma dívida centenária com os mestres. Por longas décadas, entretanto, o ensino básico, o ensino fundamental e outras instituições desse segmento, que formam o pilar do saber e do conhecimento, foram esquecidos, abandonados e receberam pouco apoio e investimento de todos os governos. Até pouco tempo, pagava-se menos de um salário mínimo para uma educadora do curso primário e melhores salários para os cursos universitários.

No mundo todo, educadores e professores dos graus básicos formam uma das categorias mais valorizadas, mas aqui no Brasil, infelizmente, a regra é inversa. E a educação fica sacrificada. De cada 100 alunos que entram no segundo grau, somente 20 concluem o curso e, de cada 100 alunos no Brasil inteiro que entram no primeiro grau, menos de 10 chegam às universidades. Devemos destacar ainda que são os professores que formam todas as outras profissões, do contador ao cirurgião.

Mas ainda falta muito para podermos nos comparar aos países onde as crianças ficam de 7 a 8 horas na sala de aula. Entretanto, nas vezes em que fui responsável, como prefeito de Marília por três vezes, tenho o orgulho de ter montado uma das melhores redes de educação básica do Brasil, sempre ficando entre as primeiras nas avaliações do Ministério da Educação, com apoio enorme das secretárias, professoras, diretoras e corpo docente.

Por isso tudo, presto minha homenagem e desejo felicidades aos professores. Prometo lutar por melhores salários e condições de trabalho, pela valorização de toda categoria. O planeta tem 7 bilhões de habitantes e 140 milhões de crianças fora da escola. O Brasil tem 205 milhões de habitantes e 3 milhões de crianças fora da sala de aula. Nenhuma é de Marília.

Que a educação em minha cidade natal continue sendo prioridade!

*Abelardo Camarinha é deputado estadual pelo PSB.

alesp