Uso de animais vivos no ensino será tema de audiência


16/11/2016 13:55 | Da redação*

Compartilhar:

Convite da Audiência Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 22/11, às 18h, na Assembleia Legislativa, acontece a audiência pública Uso de Animais Vivos no Ensino: Ainda É Necessário? O evento vai discutir a necessidade de manter animais como cobaias em cursos das áreas de Medicina, Biologia, Psicologia, Odontologia e Ciências Farmacêuticas. A iniciativa do debate é do deputado Feliciano Filho (PSC), defensor da causa animal e autor de diversos projetos e leis estaduais sobre o tema.

De acordo com Feliciano, a utilização de animais no ensino é cada vez mais questionada, tanto no meio acadêmico, como na sociedade. "Há crescente tendência em situar os animais em uma esfera moral, reconhecendo-os como sujeitos de direito. As mais importantes universidades do mundo têm abandonado o seu uso".

Por meio do Projeto de Lei 706/2012, de sua autoria, o deputado defende que a utilização de animais no ensino restrinja-se a estudos observacionais em campo, exames clínicos que auxiliem o diagnóstico e animais que estejam de fato necessitando da intervenção de um profissional para restabelecimento de sua saúde.

O evento contará com a presença do juiz federal Anderson Furlan; da professora Júlia Matera (premiada em concurso internacional sobre métodos substitutivos ao uso de animais no ensino); da professora da Faculdade de Medicina do ABC, Odete Miranda, que desde 2007 não utiliza animais nas aulas; e de representantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária e da Faculdade de Jaguariúna, dentre outros.

Antes da fala dos palestrantes será exibido o documentário Cobaia " Os Porões da Ciência. Perninha, um cão cobaia libertado por ação judicial, também estará presente.

*Com colaboração da assessoria do deputado Feliciano Filho.

alesp