Opinião-Fortalecimento da escola, da religião e da família


16/11/2016 16:38 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Pretendo dedicar minha atenção, nas próximas sessões que acontecem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a projetos e pronunciamentos voltados para o fortalecimento, em primeiro lugar, das escolas; em segundo, das religiões e, em terceiro, das famílias. Isso decorre do fato de o Estado de São Paulo, considerado o mais desenvolvido e mais importante do país, estar com superlotação em todas as suas prisões, até mesmo em presídios inaugurados recentemente, todos com número de presos superior à capacidade dos equipamentos prisionais. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, dos 20 dos estabelecimentos prisionais que passaram a funcionar nos últimos cinco anos, em 18 deles sua população já ultrapassou a capacidade prevista. As duas dezenas de penitenciárias masculinas e femininas, Centros de Detenção Provisória e Centros de Progressão Penitenciária, que contam com 17.613 vagas estão, atualmente, com 26.872 detidos, um excedente de 53%.

É preciso acabar com a fábrica de bandidos neste país. A situação vivida é muito difícil porque estamos, inclusive, partindo para um quadro no qual os brasileiros, em geral, estão carentes no entendimento dos valores morais, éticos e espirituais para um procedimento correto nas suas vidas.

Três fundamentos, acredito, são essenciais para termos uma sociedade mais justa, mais humana e, principalmente, mais respeitadora da vida humana. Primeiro fundamento: muitas escolas, hoje, infelizmente, estão em situação deplorável; professores fingem que ensinam, alunos fingem que aprendem e as manchetes dos jornais falam, inclusive, de agressões a professores por estudantes em sala de aula. É preciso que os governantes deem toda a atenção à escola e incentivem as reuniões de pais e mestres promovendo uma integração da qual resulte um melhor entendimento com os próprios alunos. Então, a primeira luta será pela valorização das escolas e dos professores, remunerando-os condignamente e estimulando-os a proporcionar uma boa formação aos seus discípulos. O segundo fundamento, também importante da sociedade: as religiões, hoje também enfraquecidas. Vamos lutar com todas as forças para as igrejas de todas as religiões voltarem a pregar valores morais, éticos e espirituais contribuindo para formar uma nova geração baseada no respeito e no amor ao próximo. E por último, mas não menos importante, o fortalecimento das famílias.

Os laços familiares são de grande importância e, infelizmente, no momento, as famílias estão enfraquecidas. Com o pai trabalhando, a mãe trabalhando, onde ficam essas crianças quando não estão nas escolas? Muitas vezes, nas ruas onde acabam quase sempre aprendendo o que não devem. É indispensável, portanto, fortalecer as famílias adotando uma série de providências, entre tais a instalação, na rede pública, das escolas de tempo integral onde elas tenham alimentação, educação e, ainda, a possibilidade de práticas esportivas, ensejando o companheirismo ao lado de uma melhor formação para os seus procedimentos na sociedade. O dinheiro que o Estado usa, atualmente, para construir presídios seria muito melhor aproveitado se utilizado na construção de escolas de tempo integral.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp