Opinião - Caminhe pelas crianças


21/11/2016 15:24 | Chico Sardelli*

Compartilhar:


Recebi um convite no início deste mês que me faz refletir sobre a vida e também é um incentivo para escrever este artigo. É sobre a caminhada Passos que Salvam, promovida pelo Hospital do Câncer de Barretos e que acontece no dia 27 de novembro em centenas de municípios do Brasil. O evento tem como objetivo a conscientização das pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Amigos me falaram da caminhada e darei meu apoio a essa importante iniciativa, assim como já faço com as campanhas Outubro Rosa, contra o câncer de mama, e o Novembro Azul, contra o câncer de próstata, entre outras ações na área da saúde. Quanto mais informação e mais prevenção, maiores as chances de cura.

O Hospital do Câncer de Barretos é uma referência no Estado e no país, por isso consegue agregar um número cada vez maior de pessoas na caminhada Passos que Salvam, mobilizando a sociedade, empresas e entidades. Nesta quinta edição do evento, estarão envolvidas mais de 300 cidades, de 12 Estados brasileiros. Em São Paulo, são mais de 100 municípios que se mobilizaram e promoverão a caminhada. Aos participantes basta adquirir o kit oferecido pela organização, pelo valor de R$ 30,00. Os recursos arrecadados são revertidos para investimentos no Hospital de Barretos.

O câncer é a principal causa de morte por doença na faixa de 5 a 19 anos no Brasil. Segundo estimativa do Inca (Instituto do Câncer), para 2016 devem ser registrados no Brasil cerca de 12.600 novos casos de câncer em crianças e adolescentes até 19 anos.

O Hospital de Barretos atribui os baixos índices de cura no país principalmente pela falta de conhecimento da doença, desinformação dos pais, medo do diagnóstico e até desinformação dos médicos. Por essas razões, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado. O conhecimento sobre o câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são bem maiores.

Além do Hospital de Barretos, destaco ainda outras instituições que atendem crianças com câncer, como o Centro Infantil Boldrini, o Grendacc, Graacc, AACC, Itaci, entre outras que merecem nosso respeito.

É difícil aceitar que crianças e adolescentes sejam atingidos por doenças como o câncer e, quando chegam a óbito, então há um grande impacto não só para a família mas para os amigos, conhecidos e a sociedade.

Peço o apoio de todos nessa campanha para a conscientização de um número maior de pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Informe-se na sua cidade ou região, adquira seu kit, participe, apoie. Vamos juntos caminhar pelas nossas crianças.

*Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde.

alesp