Da Tribuna


23/11/2016 19:35 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - Discorre sobre a crise econômica pela qual passa o País. Avalia que a Previdência Social passará por um desmonte, caso avancem as propostas do governo federal. Defende a classe trabalhadora, a quem atribui o mérito pela construção do Brasil. Chama a atenção para os atuais índices de desemprego. Faz cobrança pela taxação de grandes fortunas. Apela para que a população ocupe novamente as ruas.

CARLOS GIANNAZI - Faz comentários acerca de duas movimentações que acontecem neste Parlamento: a de médicos do Estado de São Paulo, que estão sem o reajuste da bolsa residência, e a de representantes das Apaes, que reivindicam o aumento dos convênios da entidade. Tece críticas à gestão tucana, que alega não ter recursos, mas que, adita, contempla as grandes empresas com benefícios fiscais. Explica que, por conta de isenções fiscais, o governo deixou de arrecadar mais de um bilhão de reais. Declara apoio a ambas as categorias.

WELSON GASPARINI - Presta homenagem às Apaes, pelo trabalho realizado. Destaca a atuação da entidade em Ribeirão Preto. Apela por uma reação social, visando à busca de melhorias para o Brasil. Tece críticas à postura do eleitor que se absteve de votar, ou votou nulo ou em branco, no último pleito. Repudia a corrupção que, opina, vigora no País.

ROBERTO MORAIS - Saúda os representantes das Apaes. Lembra que o primeiro projeto de lei de sua autoria, aprovado nesta Casa, foi voltado pra a área da saúde. Tece comentários sobre a crise econômica do Brasil. Discorre sobre a duplicação de rodovia na região de Piracicaba, que foi interrompida por falta de recursos financeiros. Faz explanação sobre o caso. Lamenta a recorrência de acidentes fatais naquela estrada.

RAFAEL SILVA - Tece considerações acerca da importância do discurso na política. Acrescenta que, no entanto, se faz necessário um comprometimento real em torno das demandas sociais. Destaca a atuação das Apaes. Cita Rui Barbosa.

LUIZ CARLOS GONDIM - Discorre sobre o baixo valor repassado às Apaes. Ressalta o trabalho do voluntariado, a seu ver, responsável pela manutenção das entidades. Apela para que os governos estadual e federal assumam o custo das Apaes, a fim de dar dignidade aos que precisam da instituição. Cita dificuldades enfrentadas pela entidade, a quem declara apoio.

CORONEL TELHADA - Discursa sobre os problemas apresentados pelas Apaes. Informa que o líder do PSDB já está a par da situação e que toda a bancada está solidária à causa. Destaca que os 94 parlamentares apoiam a entidade. Mostra fotos de acidente com viatura da Polícia Militar e outra, dos Doutores da Alegria, que atuam junto às crianças com câncer. Lembra a deficiência física da deputada Célia Leão.

PAULO CORREA JR - Oferece sua solidariedade às reivindicações da Apae. Defende o reconhecimento de Cubatão como instância turística. Relata notícia que atribui críticas à cidade a um deputado desta Casa, que lamenta.

CARLOS GIANNAZI - Comenta audiência em defesa da Educação Especial. Enfatiza a necessidade de investimentos para melhoria do atendimento a portadores de necessidades especiais nas escolas regulares. Ressalta a relevância do atendimento prestado pelas Apaes. Defende o reajuste da verba da instituição, a assinatura de convênio para 2017 e a previsão de gastos com a entidade no Orçamento. Afirma a importância de pressionar o Executivo estadual. Considera que o governo estadual prioriza o setor empresarial na destinação de verbas.

BETH SAHÃO - Informa que acompanha cotidianamente as dificuldades enfrentadas pelas entidades filantrópicas, em particular as Apaes. Reprova a postura do governo estadual em relação ao financiamento das instituições que, a seu ver, atendem demanda não contemplada pelo Estado. Enfatiza a necessidade de investimentos nos profissionais que atuam com o cuidado de pessoas. Critica parlamentares pela postura contraditória em relação ao tema. Situa esta Casa como espaço democrático. Lamenta a morte de trabalhadores bolivianos em São Paulo, em função do regime de trabalho análogo à escravidão.

JOSÉ ZICO PRADO - Tece elogios ao trabalho realizado pelas Apaes. Desaprova o baixo repasse de verbas do estado à instituição. Afirma a importância da presença dos manifestantes nesta Casa.

IGOR SOARES " Apoia as reivindicações dos trabalhadores da Apae. Elogia a atuação da entidade. Relata suas ações como parlamentar em defesa das Apaes. Declara que seu vínculo ao governo estadual não o faz alienado em relação às questões públicas. Informa que foi eleito como prefeito de Itapevi. Lamenta a necessidade de busca de doações para manutenção das Apaes, por falta de financiamento público.

SEBASTIÃO SANTOS - Descreve ações da Frente Parlamentar em Prol da Atividade Pesqueira e da Aquicultura. Faz convite para workshop, com presença de autoridades, para discutir o turismo de pesca esportiva, em Orindiúva. Pontua que a lei federal que determina o chamamento público para estabelecimento de convênio com instituições filantrópicas impede o repasse orçamentário a elas.

CAUÊ MACRIS - Comenta reunião com a presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo, Crystiane Castro, secretário e técnicos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Refere-se a pronunciamento da deputada Célia Leão, a respeito do atendimento a pessoas com necessidades especiais. Afirma a necessidade de representantes públicos que compreendam o cotidiano do trabalho das instituições, nesta área. Aponta que os repasses governamentais cobrem apenas 60% dos gastos das Apaes, que assumem responsabilidades do Estado. Reprova o alto nível de exigências, inclusive a necessidade de chamamento público, para estabelecimento de convênios, que, a seu ver, inviabiliza sua execução.

alesp