Deputado cria Frente em apoio ao Parlamentarismo


28/11/2016 17:28 | Da assessoria do deputado Davi Zaia

Compartilhar:


O deputado Davi Zaia (PPS) criou a Frente Parlamentar em Apoio ao Parlamentarismo, batizada de Frente Franco Montoro. O tema surgiu durante a comemoração do centenário do ex-governador Franco Montoro. "Quero proporcionar um espaço para debater a importância da implantação do regime parlamentarista no país", explica Zaia.

Para o parlamentar, a atual crise política demonstra que o regime presidencialista brasileiro precisa de mecanismos para a manutenção da sua governabilidade, principalmente em momentos de instabilidade. "Assistimos a várias crises políticas: o impeachment do presidente Collor e mais recentemente o da presidente Dilma. A troca de governo é sempre um momento traumático para o presidencialismo. Já o parlamentarismo é um regime que permite maior participação tanto da população como do parlamento", explica.

A Frente foi instituída pelo Ato 76/2016, assinado pelo presidente da Casa, Fernando Capez. A primeira reunião está prevista para a próxima semana. "É uma frente que já existe na Câmara dos Deputados. Quero aprofundar este debate", defende Zaia.

davizaia@al.sp.gov.br

alesp