Debate sobre ensino à distância


01/12/2016 16:25 | Da assessoria do deputado Celso Giglio

Compartilhar:


No dia 29/11, a Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Celso Giglio (PSDB), realizou importante audiência pública com o fim de debater o ensino à distância para as áreas de saúde. Autor do Projeto de Lei 547/2016, que veda o funcionamento de cursos de nível médio e cursos técnicos específicos na modalidade à distância, o deputado já manifestou em diversas oportunidades sua posição contrária a esse tipo de formação profissional. Como médico, diz que "na nossa área não há como exercer a profissão sem tocar o paciente. Não vejo como formar bons enfermeiros ensinando-os à distância. Tem de ser cursos presenciais".

O plenário foi completamente tomado, com representantes de conselhos, associações e sindicatos de todas as áreas voltadas à saúde, além de representantes dos conselhos estadual e nacional de saúde. Esteve presente também o deputado Carlos Neder (PT), membro da comissão.

Todas as manifestações das autoridades e do público foram no sentido de impedir o ensino à distância nessa área. Foi sugerida a reformulação do projeto de lei em tramitação, preconizando a vedação para todas as áreas de serviço à saúde, nos nível médio e na graduação e também o envio de moção à Câmara dos Deputados e ao Senado, propondo ações na área do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde.

Após mais de três horas de discussão, Giglio encerrou a audiência, com o compromisso de levar todas as propostas apresentadas para deliberação, continuidade e providências no âmbito da Comissão de Saúde.

cgiglio@al.sp.gov.br

alesp