Opinião - Uma ponte segura para um futuro melhor


12/12/2016 16:53 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Estamos atravessando, no Brasil " e isto não é segredo para ninguém " uma fase muito difícil, em todos os setores: na política, na economia, na saúde, na segurança pública e na própria família. Mas um setor de grande importância, necessitando de atenção especial na busca de novos rumos, de novos caminhos, é o da Educação.

Ao fazer uma proposta, recentemente, durante pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa estadual, fiz questão de enfatizar: é fundamental, como regra geral, que as condutas de todas as pessoas envolvidas na área educacional tenham como base o amor, o carinho, a compreensão e o respeito. Defendi, no referido pronunciamento, as chamadas reuniões de pais e mestres para que, a partir de um diálogo construtivo, seja analisado tanto o comportamento das crianças quanto dos próprios professores tendo por objetivo a melhoria da educação brasileira. .

Esse apelo eu endereço à direção das escolas, aos professores e também aos pais de alunos: busquem entusiasmar e viabilizar um número maior de reuniões de pais e mestres promovendo, assim, conversas objetivas dos professores com os pais sobre o procedimento dos alunos e, principalmente, sobre o aproveitamento educacional de cada um deles.

As notícias oficiais, obtidas através de pesquisas, são horríveis: chegam a mostrar professores fingindo ensinar, alunos fingindo aprender e transformando a educação brasileira, com as naturais exceções, numa grande mentira.

O que é preciso? Que os pais tenham amor e carinho por seus filhos e saibam o quanto são importantes as escolas, o bom funcionamento do ensino em nosso País.

Então, quando convidados, devem comparecer às reuniões de pais e mestres participando, interessadamente, de medidas capazes de melhorar a conduta e o aproveitamento escolar dos seus filhos.

Recentemente, uma mãe promoveu um processo judicial contra um professor, porque ele tirou o telefone celular usado pelo seu filho em plena aula de matemática. Não é possível concordar com isso; a mãe, ao invés de repreendê-lo, ainda deu razão ao filho por ele ficar se distraindo com um telefone celular enquanto o professor dava a sua aula.

Então é preciso haver diálogo entre os professores e pais e, mais ainda, que os pais apoiem os professores dando-lhes estímulo para melhor desempenho do importante trabalho a eles reservado. Tenho certeza: essa aproximação dos pais com os professores, com as escolas, dará uma nova dimensão para a Educação em nosso País.

Uma fato é certo: a base, o alicerce, para o desenvolvimento social e econômico de um país está, sem dúvida alguma, na Educação, no bom funcionamento das escolas e na integração destas com as famílias. Que os pais, sempre ocupados com suas tarefas cotidianas na busca do ganha-pão, encontrem tempo para se reunirem com os professores e, juntos, ajudem a construir uma ponte segura, na qual o conhecimento é essencial, para proporcionar um futuro melhor para as crianças e os jovens a eles confiados.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp