Ações para estimular a atividade de cuidador de idosos


15/12/2016 18:39 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


O deputado Enio Tatto (PT), 1º secretário da Assembleia Legislativa, apresentou o Projeto de Lei 898/2016, que institui a política estadual para o estímulo da atividade de cuidador de idosos no Estado. De acordo com o texto, os princípios dessa política são os da proteção aos direitos humanos do idoso, a manutenção do seu convívio social e a melhoria da sua condição de vida. "Baseado nesses princípios, a proposta objetiva incentivar a formação desses cuidadores, além de contribuir para o fortalecimento dessa atividade profissional", comenta o parlamentar.

O deputado acrescenta: "em pesquisa recente do IBGE observa-se que a expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 passou a ser de 75,5 anos. Em 2014, era de 75,2 anos. Dados como esse apontam para a necessidade de implementar mecanismos que tornem a vida do idoso mais prazerosa e saudável".

"Tenho buscado consolidar o Estatuto do Idoso, de 2003. Entre outras iniciativas, apresentei um projeto de lei para cada município do Estado propondo a criação de república para idosos. Essas repúblicas têm por objetivo atender esse grupo social quando em estado de vulnerabilidade social, propiciando apoio social, habitacional, de saúde e de cultura", conclui Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp