Parlamentar destaca importância do mapeamento de acidentes


19/12/2016 14:06 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O deputado Edmir Chedid (DEM) destacou, no dia 16/12, a contribuição do Infomapa às prefeituras, uma ferramenta capaz de mostrar a localização exata dos acidentes ocorridos no Estado de São Paulo, no planejamento das ações de prevenção e combate aos acidentes de trânsito. Iniciativa ainda inédita no Brasil, o mapa interativo para consulta de acidentes com vítimas fatais foi lançado no início do mês, pelo governador Geraldo Alckmin.

"Essa ferramenta oferece aos gestores de segurança no trânsito a possibilidade de identificar e mapear os pontos exatos onde ocorreram acidentes fatais, mostrando os locais dessas ocorrências e onde houve maior frequência de acidentes e atropelamentos. Já existem dados comprovando que a maioria dos acidentes ocorre dentro da área urbana, ou seja, dentro dos municípios. Por isso, a importância do trabalho de prevenção", disse o parlamentar.

O Infomapa traz ainda informações sobre as vítimas, como faixa etária, gênero, tipo de veículo, local e perfil do acidente. Os dados podem ser filtrados por ano, mês, município e meio de locomoção da vítima. "Ao tomar conhecimento dessas informações, prefeitos e gestores têm condições de debater com mais profundidade quais ações serão tomadas para evitar acidentes no trânsito", reforçou.

O Infomapa SP complementa o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga SP), reforçando o trabalho contínuo do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

echedid@al.sp.gov.br

alesp