Aprovada a criação de programa de educação no trânsito nas escolas públicas


02/01/2017 18:01 | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:


No último dia de sessão ordinária, 21/12, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo votou e aprovou o Projeto de Lei 672/2016, do deputado Carlos Cezar (PSB), que institui o Programa de Educação para a Segurança no Trânsito no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Rede Pública Escolar.

O projeto tem por objetivo reduzir o número de acidentes de trânsito para as próximas gerações, com os estudantes recebendo informações sobre regras de trânsito, civilidade, cidadania e também sobre a conduta atenta e defensiva que os pedestres devem ter nas ruas.

De acordo com o parlamentar, a ideia é criar uma cultura de civilidade, respeito ao próximo e segurança no trânsito, na esfera da comunidade escolar, o que irradiará às famílias, às comunidades e, consequentemente, a toda sociedade.

Para isso funcionários e professores deverão ser treinados previamente para as atividades relacionadas ao programa.

"Alunos bem instruídos se tornarão cidadãos civilizados que saberão discernir não apenas a respeito das questões relativas à segurança no trânsito, mas também à boa conduta em situações que envolvem tensão e riscos, como é comum no trânsito intenso das grandes cidades", concluiu Carlos Cezar.

Antes de ser aprovado em plenário, o PL 672/2016 passou por três comissões: Constituição, Justiça e Redação; Educação e Cultura e de Finanças, Orçamento e Planejamento. Para virar lei, entretanto, o projeto ainda deverá passar pela sanção do governador Geraldo Alckmin.

carloscezar@al.sp.gov.br

alesp