PL que proíbe o uso de pneus em estacionamentos é aprovado


02/01/2017 15:16 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na noite desta quarta-feira (21/12), o Projeto de Lei 120/2016 de autoria do deputado Marcos Damasio (PR) que proíbe o uso de pneus em estacionamentos ao ar livre. O principal objetivo do republicano é o combate ao Aedes aegypti.

"O verão chegou e, mais do que nunca, temos de evitar os criadouros deste mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya. É uma questão de saúde pública. No caso dos estacionamentos ao ar livre, os pneus comumente usados para proteger os veículos de colisão podem acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti", argumenta o parlamentar. O PL propõe, ainda, que os pneus sejam substituídos por placas de EVA ou qualquer outro tipo de borracha ou material que possa servir de proteção aos para-choques e que não acumule água.

Dados do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde apontam que, nos últimos 20 anos, o Estado de São Paulo teve um crescimento considerável de casos de dengue, passando de 16,5% em 1995 para 94,8% em 2015. Somente no ano passado, 612 dos 645 municípios paulistas tiveram transmissão do vírus. "Os números são alarmantes, precisamos criar mecanismos que tornem mais eficiente o combate ao Aedes aegypti e os deputados sabem da importância dessas ações. Fico satisfeito em encerrar mais um ano com um projeto meu aprovado na Casa", completa Damasio.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

alesp