BNDES e Fundação Butantan no combate à dengue


04/01/2017 15:41 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:


Edmir Chedid (DEM) declarou apoio à iniciativa do Estado que resultou na assinatura de um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o repasse de R$ 97,2 milhões à Fundação Butantan. Este recurso será utilizado na conclusão das obras da fábrica da primeira vacina brasileira contra a dengue.

A unidade industrial ficará anexada ao Instituto Butantan e terá 3 mil m² de área construída. As instalações foram arquitetadas para comportar a produção de até 100 milhões de doses de produto concentrado e até 30 milhões de doses de vacina liofilizada contra a dengue por ano. A planta foi planejada ainda para operar a produção de outras vacinas.

"O aporte do BNDES corresponde a 31% do investimento total, orçado em R$ 305,5 milhões. O contrato ocorreu por meio de um programa do banco, que prevê liberação de recursos a fundo perdido para as iniciativas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação executadas por instituições tecnológicas selecionadas segundo os focos de atuação do BNDES", disse Edmir Chedid.

De acordo com o parlamentar, a primeira vacina contra dengue já está na última fase de testes clínicos antes de ser submetida à avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Depois da avaliação, a vacina será produzida em escala e disponibilizada para campanhas de imunização em massa na rede pública de saúde", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp