Opinião - O futuro passa pela educação


23/01/2017 16:55 | Pedro Tobias*

Compartilhar:


O Brasil enfrenta uma das piores crises de sua história e traz como consequência para a sociedade um País sem perspectivas para o futuro próximo. E, por isso, é de extrema importância que a sociedade e os governos " Federal; Estaduais e Municipais " coloquem a Educação no topo das prioridades.

No meu ponto de vista, só vamos sair de crises institucionais como a que estamos vivendo, se promovermos uma reforma radical e verdadeira na educação, onde os principais protagonistas e beneficiados sejam os alunos, usuários diários e razão maior da existência de todas as escolas. Assim, como no caso da Saúde, os principais usuários são os pacientes.

Infelizmente, cada vez mais se trabalha para manter e até ampliar privilégios de corporações, e não em defesa do coletivo e dos interesses do País em primeiro lugar. Portanto, se houver uma união entre educadores e governos será possível oferecer um ensino de qualidade para todo cidadão brasileiro. O Estado brasileiro fracassou e, por isso, sou defensor da municipalização do ensino, que está mais perto das comunidades locais. Também proponho eleições diretas para escolha dos Diretores de Escolas, por meio de um processo democrático; transparente e participativo, assim como já acontece no ensino técnico do tradicional e conceituado Centro Paula Souza.

Não podemos nos esquecer de que a escola é um importante espaço articulador para outros lugares sociais, que compõe o exercício da cidadania e a diversidade cultural. A conexão dela com a comunidade fortalece a construção de uma sociedade mais justa e emancipada. Se melhoramos a Educação, melhoramos consequentemente todas as demais áreas sociais, inclusive a política. O eleitor, que está descrente, precisa de uma educação de qualidade para se informar e escolher melhor seus representantes, de preferência candidatos próximos de sua vida cotidiana.

Engajar o jovem na participação pública e na mobilização social é fundamental para o futuro do País. E só vamos avançar neste contexto, se realmente promovermos uma educação compromissada com o mundo contemporâneo, envolvendo toda a sociedade numa discussão ampla e que privilegie somente o interesse nacional. Este é o nosso grande desafio do século 21.

*Pedro Tobias é deputado e presidente estadual do PSDB

alesp