Defesa Civil lança livro sobre redução de riscos de desastres


01/02/2017 18:19 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


A Defesa Civil e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançaram o livro Redução de Risco de Desastres: uma Construção da Resiliência Local. A finalidade, de acordo com o deputado Edmir Chedid (DEM), é fornecer subsídios à sociedade civil para a discussão da gestão de riscos e desastres ambientais comuns nesta época do ano.

"Quinze capítulos desta publicação discutem cenários de vulnerabilidade do Brasil e da América Latina em relação aos seus aspectos geográficos, socioeconômicos, culturais e técnico-científicos. O livro trata ainda da identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres naturais, fato que considero essencial para todo o Estado", disse.

O parlamentar destacou ainda a importância do livro acerca das edificações em áreas de riscos. "Os critérios aplicáveis nas atividades de vistoria e interdição de edificações em áreas de risco, além das implicações jurídicas e administrativas, são o tema do sétimo capítulo escrito pelo pesquisador do IPT Fabricio Mirandola e pelo geólogo Jair Santoro", relembrou.

O livro será distribuído às equipes da Defesa Civil dos municípios paulistas e também de outros Estados. "Espero que a publicação sirva de base à atividade de disseminação realizada junto à sociedade civil organizada. É fundamental que todos tenham acesso à publicação para discutir os temas e propor soluções adequadas em caso de desastres ambientais", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp