Assembleia recebe edições das constituições federal e estadual em braille


07/02/2017 20:57 | Da Redação

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista, presidido por Rodrigo Tritapepe, recebeu edições das constituições federal e estadual escritas em braille. As publicações estão divididas em volumes: oito deles compõem a federal e três, a estadual.

Esses títulos foram doados pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep), do Senado Federal, após visita de Tritapepe à Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel). A Seep edita e distribui, gratuitamente, há mais de dez anos, livros em braille para instituições que trabalham com deficientes visuais. Entre os mais de 30 títulos disponíveis estão exemplares da Constituição, do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Lei de Doações de Órgãos. As instituições interessadas devem se cadastrar pelo serviço 0800 " A Voz do Cidadão, no telefone 0800-612211.

O braille foi inventado no século 19 por Louis Braille. Ele enxergou normalmente até os três anos de idade, quando, ao brincar na oficina do pai, perfurou o olho com uma ferramenta. A infecção desse olho comprometeu o outro e deixou-o completamente cego. A tragédia motivou-o a criar o método braille.

alesp