Em defensa da continuidade da Banda Sinfônica do Estado


08/02/2017 18:34 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


A deputada Márcia Lia (PT) também está na luta pela manutenção do projeto da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Desde o final do ano passado, a banda está sob ameaça de extinção e, pela programação dos gestores, os músicos devem ser todos demitidos a partir desta semana. A justificativa do Estado é a falta de recursos.

"É inadmissível a extinção de um projeto cultural com tamanha expressão, o descarte de tantos talentos - são 65 músicos sob a regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa - e de uma história pioneira que se aproxima de completar três décadas. Temos que nos manter na luta pelo projeto cultural e por esses profissionais que levam tanta beleza ao povo paulista, em apresentações acessíveis a todos os bolsos", observa a deputada Márcia Lia.

O processo de desmonte da Banda Sinfônica começou há mais de um ano com a demissão de 15 dos 80 músicos. Mesmo depois da redução do quadro, começaram os rumores de extinção da banda. Em 2016, com a informação de que o projeto de 27 anos seria fechado em janeiro, os músicos passaram a fazer protestos em São Paulo.

Com um abaixo-assinado de mais de dez mil assinaturas foram à Alesp pedir apoio aos deputados. Foi aprovada em 2016 emenda de R$ 5 milhões no orçamento do Estado em 2017 para cobrir parte dos gastos da Banda Sinfônica. O recurso não cobre todos os gastos anuais da banda, mas ajudaria na manutenção do projeto por meses e, naturalmente, cessaria o processo de extinção do grupo.

alesp