Trens para passageiros em Sorocaba é tema de audiência


10/02/2017 15:02 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


Ante a ampliação do prazo da privatização da malha ferroviária paulista para 40 anos, o deputado Raul Marcelo (PSOL) propôs a realização de audiências públicas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O objetivo é debater projetos para utilização da malha ferroviária na Região Metropolitana de Sorocaba para transporte de passageiros. Além disso, o deputado vai solicitar informações sobre o novo contrato entre a América Latina Logística Malha Paulista (ALL/MP), controlada pela empresa Rumo Logística, e o governo estadual.

"A realização de audiências públicas para tratar sobre o assunto é de suma importância, haja vista que todos têm o direito de opinar sobre as condições da malha ferroviária paulista e apontar o que pode ser melhorado nos próximos anos", justifica o parlamentar. "Na RMS, sempre defendi a reativação das linhas férreas ao transporte de passageiros por trens, a exemplo da CPTM em São Paulo. Com isso, haveria a redução do tempo de deslocamento do morador de Sorocaba para outra cidade da região". Marcelo completa sua reivindicação por audiências públicas, dizendo que Sorocaba é uma das muitas cidades paulistas em que a linha férrea está totalmente abandonada.

Segundo ele, nas últimas décadas, o país perdeu sua perspectiva em relação à ferrovia como transporte de passageiros. Para se ter uma ideia, atualmente, somente 27% da malha ferroviária no Brasil " cerca de oito mil quilômetros " atende ao transporte de pessoas. O poder público tem até 30 dias para responder os questionamentos de Raul Marcelo.

raul@raulmarcelo.com.br

alesp