Propagandas de bebidas alcoólicas no Estado podem ser proibidas


17/02/2017 16:29 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


Raul Marcelo (PSOL) apresentou projeto de lei que proíbe a veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas no Estado. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a ingestão de álcool é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos de idade. O estudo traz outro dado alarmante: quase 40% dos adolescentes experimentaram álcool pela primeira vez entre 12 e 13 anos, em casa. A maioria bebe entre familiares e amigos, estimulados por conhecidos que já bebem ou usam drogas. Entre adolescentes de 12 a 18 anos que estudam nas redes pública e privada de ensino, 60,5% declararam já ter consumido álcool.

Para a Organização Mundial da Saúde, o consumo de álcool contribui com mais de 200 doenças ou lesões, como cirrose hepática e alguns tipos de câncer. Torna as pessoas mais suscetíveis a doenças infecciosas e menos receptivas ao tratamento. Além disso, uma pessoa alcoolizada aumenta os episódios de violência física e verbal, além de provocar acidentes de trânsito.

"Este projeto chama a atenção da população sobre as propagandas que estimulam as pessoas a consumirem bebida alcoólica. O marketing associa o álcool ao sucesso, beleza e poder, o que é totalmente ilusório", explica Raul Marcelo.

Para o parlamentar, os governos municipal, estadual e federal deveriam desenvolver campanhas de prevenção que mostrem as consequências e malefícios do consumo de álcool.

raul@raulmarcelo.com.br

alesp