Falta de medicamentos em Sorocaba


17/02/2017 17:00 | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:


Por meio de dois ofícios protocolados nos dias 11 e 16/2, Carlos Cezar (PSB) cobrou informação do secretário estadual da Saúde, David Uip, sobre a falta de medicamentos para o tratamento de hemodiálise e quimioterapia na rede pública, em Sorocaba. No primeiro ofício, relacionado ao tratamento de hemodiálise, o parlamentar cobrou medicamentos Renagel e Eritropoetina para os centros de saúde da cidade. A falta desses medicamentos prejudica o tratamento de 140 pacientes por mês.

Já no ofício relacionado ao tratamento de quimioterapia, o parlamentar cobrou prazo para a disponibilização do medicamento Adriamicina. Em reportagem exibida recentemente na TV TEM, afiliada da Rede Globo, foi exposta a ausência por dois meses do referido medicamento no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, hospital referência de 48 municípios. A Adriamicina é de extrema importância no tratamento da quimioterapia, por matar as células cancerosas e impedir que a doença avance para outras partes do corpo. De acordo com a própria reportagem, a Secretaria estadual de Saúde informou que já fez a compra da medicação e pediu urgência à empresa responsável na entrega do produto, entretanto, sem dar qualquer prazo para a chegada da medicação.

"Não são remédios para dor de cabeça. São medicações de extrema importância que comprometem a saúde de centenas de pessoas de Sorocaba e região", explicou Carlos Cezar.

carloscezar@al.sp.gov.br

alesp