Nome de estação de metrô para homenagear defensor de homossexuais


20/02/2017 17:59 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


O deputado Raul Marcelo (PSOL) apresentou o Projeto de lei 36/2017, que prevê a renomeação da estação Pedro 2º, da linha 3-Vermelha do Metrô, para Luiz Carlos Ruas, morto, na noite de Natal de 2016, ao tentar defender dois homossexuais.

A ocorrência repercurtiu na mídia brasileira e internacional. Luiz Carlos Ruas, popularmente conhecido como Índio, 54 anos, trabalhava como vendedor ambulante há 20 anos na referida estação. Segundo a imprensa, Índio defendeu dois homossexuais que vivem em situação de rua da agressão física e moral feita por dois homens identificados dias depois pela polícia. "Ruas é mais uma história de um brasileiro guerreiro que trabalha desde cedo para sustentar a família e que não se curva diante de uma injustiça, mesmo que isso coloque em risco a própria segurança", afirma Raul Marcelo.

Segundo Raul Marcelo, cada vez mais ouvimos relatos sobre homossexuais assassinados ou agredidos por pessoas homofóbicas. "O anonimato dos meios eletrônicos colaborou para o crescimento da homofobia, do machismo, do racismo, entre outros preconceitos. Isso tomou uma proporção que reflete no nosso cotidiano", enfatiza o deputado lembrando que algumas pessoas não têm mais receio de expressar seu ódio ou intolerância.

raul@raulmarcelo.com.br

alesp