PL institui Programa de doação de livros


20/02/2017 15:44 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


Está pronto para ser votado em Plenário o Projeto de Lei 1.362/2015, de autoria do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), que institui o Programa Estadual de Doação de Livros literários e paradidáticos - PEDLivros. O PL ficou pronto para votação após receber pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação e Cultura.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos alunos do ensino médio da rede pública estadual, por meio da doação de livros e de programas de estímulo à leitura, a oportunidade de acesso ao mundo literário. "O programa também prevê ações de envolvimento de órgãos e entidades do Estado que atuam na área da educação, bem como de instituições privadas, organizações não governamentais e de outros interessados na formulação, no monitoramento, na fiscalização e na gestão das políticas públicas de educação", comenta o parlamentar.

O deputado acrescenta que "atualmente no Estado existem pouco mais de cinco mil escolas, para atender mais de quatro milhões de alunos, segundo dados da Secretaria de Educação. A melhoria dos indicadores de letramento e de hábitos de leitura, por meio de políticas públicas para a área, é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino".

"A leitura é um bem essencial para o exercício da cidadania, para a tomada de decisões face à complexidade do mundo atual, e é determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação cultural", conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp