Faltam viaturas para ronda escolar em Araraquara


21/02/2017 17:47 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


Araraquara tem um déficit de pelo menos dez viaturas de ronda escolar, segundo dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública, em resposta a requerimento de informação feito pela deputada Márcia Lia (PT). O município conta com cerca de 100 unidades de ensino fundamental e médio, creches e ensino complementar, públicas e particulares, e apenas duas viaturas de ronda escolar. O ideal, segundo a própria Polícia Militar, é que cada viatura faça a ronda de oito escolas por turno.

"Encaminhei o requerimento de informação à secretaria, motivada por denúncias de casos de violência e tráfico de drogas em escolas estaduais da cidade que deveriam ser coibidos pela ronda. Ela é essencial para o combate à criminalidade entre os adolescentes sendo um dos trabalhos preventivos mais importantes feitos pela Polícia Militar. Os números comprovam a falta de equipamentos e efetivo", observou Márcia Lia.

O requerimento pedia informações sobre os métodos de segurança e fiscalização aplicados nos arredores e no interior das escolas para diminuir a criminalidade e o tráfico de drogas, a organização da ronda escolar, seu efetivo e viaturas, e distribuição dos turnos.

A resposta assinada pelo tenente-coronel PM chefe de gabinete interino estadual, Fabio Luis Pelegrini, informa que o programa é realizado em cidades com mais de 15 mil habitantes e conta com 499 viaturas e 998 policiais em todo o Estado. O trabalho é feito em dois turnos, das 6h45 às 14h45 e das 15h30 às 23h30.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp