PL propõe que farmácias e drogarias apliquem vacinas


23/02/2017 18:42 | Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar pela Desoneração Tributária dos Medicamentos, apresentou, no dia 13/2, o Projeto de Lei 27/2017, que autoriza as farmácias e drogarias do Estado de São Paulo a ampliarem a prestação de serviços e procedimentos, prevendo inclusive que estes estabelecimentos apliquem vacinas.

"Alguns Estados, a exemplo do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, já regularizaram as funções dos profissionais farmacêuticos e regulamentaram serviços como a aplicação de vacinas em farmácias e drogarias. Também queremos que isso ocorra no Estado de São Paulo, onde os estabelecimentos podem optar pela oferta de mais serviços", diz a deputada.

Segundo Maria Lúcia, a aplicação de vacinas em farmácias e drogarias visa ampliar o acesso da população a esses medicamentos e também colaborar com o Poder Público em campanhas de vacinação, aumentando a cobertura vacinal da população.

De acordo com o PL, as farmácias e drogarias farão a aplicação de vacinas e demais medicamentos sob responsabilidade técnica do farmacêutico, que deverá garantir o adequado armazenamento e manuseio do produto. A farmácia ou drogaria deverá ainda registrar as vacinas aplicadas em carteira de vacinação e informar a secretaria municipal ou estadual da Saúde trimestralmente.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp