Audiência discutirá pulverização aérea e danos à apicultura


02/03/2017 18:33 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:


Padre Afonso Lobato (PV) realiza, no dia 6/3, na Assembleia Legislativa, audiência pública para debater a prática da pulverização aérea e os efeitos dos agrotóxicos na apicultura. "O dano da pulverização aérea ao meio ambiente é devastador para a própria agricultura, pois mata abelhas e borboletas, imprescindíveis para a polinização de diversas culturas", diz Padre Afonso.

Estima-se que cerca de 40% das culturas produzidas pelo ser humano dependem desses insetos, sem contar que a pulverização aérea é responsável pela mortandade de diversos pássaros e animais de pequeno porte. "Com a pulverização aérea o defensivo se espalha de forma incontrolável por causa do vento, podendo alcançar até 32 km de distância do local da pulverização", afirma o parlamentar em sua justificativa.

Padre Afonso é autor dos projetos de lei 405/2016 e 406/2016, que proíbem o uso de defensivos agrícolas destinados à pulverização aérea e os insumos, materiais e equipamentos destinados para esse fim, além do uso e comercialização de defensivos agrícolas que contenham Clotianidina, Tiametoxam e Imidaclopride em sua composição.

A expectativa do deputado é de que os setores interessados no assunto estejam representados na audiência. Foram convidadas associações de apicultores, entidades como o Greenpeace e SOS Mata Atlântica, órgãos públicos e associações ligadas à agricultura, contrárias ao projeto de lei. "Queremos ampla discussão sobre o assunto", afirma Padre Afonso.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp