CPI poderá investigar mudanças na várzea do Tietê


20/03/2017 15:55 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


Após as denúncias de que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) negociou alteração de áreas de proteção ambiental com o governo do Estado, o deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT) apresentou um requerimento para a instalação de uma CPI com o objetivo de investigar o escândalo.

Reportagem da CBN revelou que a Fiesp pediu para ser beneficiada com modificações no Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê. Emails obtidos pela reportagem mostram que a pressão da Fiesp atendia o interesse de indústrias. Com a realização de tais mudanças, terrenos de empresas localizados na Várzea do Rio Tietê seriam ampliados, avançando sobre área de proteção.

Os documentos ainda mostram que a Fiesp pediu as mudanças à Secretaria de Meio Ambiente, esperando que a solicitação fosse discreta e passasse despercebida pelo Conselho de Meio Ambiente do Estado. As mudanças solicitadas permitem que indústrias ocupem áreas de proteção ambiental. O Ministério Público de São Paulo está investigando a participação do secretário de Meio Ambiente no esquema. No requerimento que pede a abertura da CPI, o deputado argumenta que é necessário investigar todas as modificações no Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê para apurar seus respectivos impactos na natureza.

lfernando@al.sp.gov.br

alesp