Opinião: Educação: a base para uma vida melhor


21/03/2017 14:29 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Sabidamente, não se pode colocar o carro à frente dos bois; o desenvolvimento tecnológico e científico de nosso país só acontecerá ser for precedido de uma educação básica de qualidade. Se não tivermos essa base, dificilmente teremos como desenvolver a Ciência e a Tecnologia. A educação básica deficiente, infelizmente, está acontecendo, não num lugar ou noutro mas, sim, no Brasil inteiro.

A Educação básica do brasileiro vai muito mal. Temos, reconheço, uma série de iniciativas e algumas coisas estão melhorando mas, ao mesmo tempo, se nós acompanharmos detalhes de análises feitas, vamos ver quantas crianças, quantos jovens, estão saindo do ensino fundamental analfabetos, sem saber ler e escrever. Pior ainda, não têm, sequer, noção de interpretação de textos.

Como que se pode ter uma sequência educacional? Poderíamos indagar, quem sabe só estamos tendo uma crise no Ensino fundamental?. Lamentavelmente, não. Nas universidades e faculdades, é o mesmo quadro. É triste falar mas tenho citado, da tribuna da Assembleia Legislativa, o caso das faculdades de Direito. Milhares e milhares de bacharéis em direito recebem o seu diploma e não podem exercer a profissão, porque a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) faz um exame de avaliação e conclui que não estão preparados para advogar. Na medicina, é a mesma coisa. Temos informações de líderes da classe, segundo os quais, se houvesse essa avaliação legal, como tem a OAB, muitos médicos ora sendo formados, sendo bacharéis em medicina e não médicos, não poderiam estar exercendo essa sagrada profissão.

Estamos vendo algo de objetivo, de ação concreta, para mudar esse quadro na Educação? É necessário, eu diria, inadiável mesmo, uma reação muito grande, no sentido de mudar a Educação em nosso país. Falta, acredito, um Plano Nacional de Educação bem objetivo, analisando a realidade, fazendo propostas e indicando caminhos. E quem poderia formulá-lo?

Sugeri ao governador de São Paulo, já no último ano do meu atual mandato de deputado estadual, como um passo inicial positivo, a nomeação de uma comissão de alto nível, escolhendo, dentro do Estado de São Paulo, pessoas idealistas, competentes e descompromissadas para debater o tema Educação e fazer propostas e, a partir delas, o Governo elaboraria um programa de metas para o setor educacional.

Tomo, por sinal, a liberdade de sugerir, não é preciso debater muito; basta observarem os outros países com índice notável de desenvolvimento. Existem países cuja economia não representava nada há 20 anos e deram saltos de gigantes, graças à evolução educacional. Então, vamos copiar o que deu certo em determinados países, cidades, discutir esses programas que funcionaram, aperfeiçoá-los ainda mais e criar um programa educacional próximo da perfeição para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Só assim poderemos caminhar para um futuro onde o desenvolvimento econômico e social seja amparado pelo desenvolvimento cientifico e tecnológico. A educação, afinal, é a base para uma vida melhor e, sobretudo, uma sociedade mais justa!

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB

alesp