Opinião - 25 anos da Feausp de Ribeirão Preto


28/03/2017 19:00 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


No próximo dia 22 de abril, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (FEAUSP /RP), dirigida pelo professor Dante Pinheiro Martinelli e tendo como vice-diretor, o prof. Walter Beluzzo Junior, completará 25 anos da sua instalação.

É um evento digno de ser comemorado, pois, nesses 25 anos de funcionamento, a FEA notabilizou-se pela qualidade do ensino nela ministrado, formando profissionais do mais alto nível.

A ideia da FEA-RP surgiu quando o prof. Roberto Macedo, então diretor da FEA-USP, recebeu do reitor José Goldemberg a missão de expandir aquela faculdade. Dentro desse objetivo, me procurou, em meados de 1989, no início do meu terceiro mandato como prefeito de Ribeirão Preto, obtendo, obviamente, meu entusiasmado apoio. Afinal, qual cidade não se orgulharia em ter uma extensão da FEA em seu território?

Saindo da reitoria Goldemberg, coube ao seu sucessor, prof. Roberto Leal Lobo e Silva Filho, dar continuidade ao projeto, também contando com o apoio do prof. Osmar Sinelli, prefeito do Campus da USP-RP. Participou dessa batalha, como presidente da Comissão Especial criada pela Câmara de Ribeirão Preto para essa finalidade, o então vereador Osório Carlos do Nascimento, mobilizando lideranças regionais.

Foi um movimento enorme, felizmente vitorioso. Tanto que, no dia 22 de abril de 1992, tive a alegria e a honra de ser convidado para assistir, ao lado de Lobo, à aula inaugural da FEAUSP-RP, ministrada por Macedo, naquela oportunidade exercendo o cargo de secretário especial de Política Econômica do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento da Presidência da República.

A bela historia da FEA/RP foi relatada, em 2012, num belíssimo trabalho, comemorativo dos seus 20 anos, coordenado por Maria Christina Siqueira de Souza Campos e Cristina Bernardi Lima sob a supervisão do então diretor, professor Sigismundo Bialoskorki Neto. Com muito critério, todos os fatos relacionados à implantação e consolidação da FEA/RP foram relatados, num documento imprescindível para mostrar à posteridade como foi possível concretizar o sonho de uma escola pública de excelência e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Conforme registra referida publicação, houve, na época, uma efetiva integração da prefeitura e da Câmara Municipal de Ribeirão Preto com a comunidade da USP, num clima de cooperação e de extrema boa vontade entre todos, cujo resultado é motivo de orgulho para o próprio ensino universitário brasileiro. Já em seu primeiro vestibular (realizado, em duas fases, em março de 1992), inscreveram-se 3818 candidatos, disputando as 120 vagas então oferecidas. A implantação da FEA-RP ensejou a abertura de cursos noturnos, democratizando ainda mais o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB

alesp