Da Tribuna


28/03/2017 19:56 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CORONEL TELHADA - Anuncia que estivera na Corregedoria da Polícia Militar, em visita ao coronel Marcelino, a quem deseja sucesso. Enaltece a relevância do cargo de corregedor. Menciona o setor "PM Vítima", tendente a esclarecer ataques a policiais militares. Aduz que a instituição defende a legalidade. Lembra matéria, a seu ver mentirosa, do SBT, contra a Polícia Militar. Defende investimentos na saúde, na família, na religiosidade e no civismo.

CORONEL CAMILO - Tece considerações a respeito do relatório da Ouvidoria da Polícia Militar. Argumenta que o documento evidencia comunicações contra policiais militares e não denúncias feitas pelo Ministério Público, em juízo. Afirma que a imprensa normalmente interpreta de forma errônea as informações. Acrescenta que a Corregedoria da Polícia Militar não é conivente com erros de policiais militares. Parabeniza o coronel Marcelino pela assunção ao cargo de corregedor da Polícia Militar.

ENIO TATTO - Parabeniza a cidade de Embu-Guaçu pela data comemorativa de seu aniversário. Critica o governo Doria pelo o que considera abandono da cidade de São Paulo. Comenta manchete jornalística a respeito de problemas em parques, na Capital. Assevera que há precarização dos serviços, com o objetivo de justificar privatizações. Lamenta cortes em verbas destinadas à Cultura. Defende a aplicação de recursos em obras da CPTM, em detrimento do aporte destinado à rodovia Tamoios.

MARCO VINHOLI - Anuncia a presença da prefeita e de vereadores da cidade de Pindorama. Informa a visita de Wilson Carlos Costa dos Santos, coordenador estadual da Juventude. Transmite condolências à cidade de Ibitinga, em razão do falecimento de Sérgio Fonseca, expoente político da cidade. Argumenta a respeito da descriminalização do uso de drogas, no Brasil, discutida no Instituto Fernando Henrique Cardoso. Comenta dificuldades financeiras vivenciadas por universidades municipais. Comemora a ampliação da abrangência do programa "Minha Casa Minha Vida" para cidades com menos de 50 mil habitantes.

LUIZ CARLOS GONDIM - Agradece a Armando Costa Ferreira, superintendente do DER, por cobrar, da Construtora Camilo, agilidade em obra de ligação da rodovia Dutra ao centro de Santa Isabel. Informa a quantidade de pedidos, ao Governo do Estado, de ambulâncias para prefeituras do Estado de São Paulo. Comenta que a Santa Casa de Suzano solicitou lençóis para 133 leitos hospitalares. Defende a instauração de um programa de doação de ambulâncias. Clama ao governo do Estado que dê atenção aos municípios mais pobres, com menos de 30 mil habitantes.

JOOJI HATO - Comenta que na avenida Roberto Marinho, próximo ao viaduto Vereador José Diniz, há número considerável de usuários de drogas. Afirma que o consumo de entorpecentes reduz a qualidade de vida. Exibe vídeo a respeito do tema. Clama pela conclusão das obras do monotrilho na região do bairro Campo Belo. Cita logradouros públicos onde há aglomeração de usuário de drogas.

RAUL MARCELO - Discorre acerca dos riscos à saúde, em razão do consumo da substância Caramelo IV, parte integrante de refrigerantes escuros. Alude que o composto fora considerado potencialmente cancerígeno, por instituto de pesquisa americano. Informa que é autor do PL 131/2017, que visa a limitar o uso do citado composto, no Estado de São Paulo. Clama a seus pares que referido projeto seja tramitado de forma célere. Estabelece relação entre a pobreza e o maior consumo de alimentos maléficos à saúde.

MARCIA LIA - Critica Sílvio Garcia Jr., secretário adjunto da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, pelo interesse de fechar repartições no interior do Estado de São Paulo, ocupantes de imóveis alugados. Lista as medidas anunciadas pela Pasta, segundo justificativas de economia, as quais lamenta. Repudia a reintegração de posse a envolver 600 famílias, em Campinas. Afirma que o governo do Estado deve prover habitação e não conceder isenções fiscais, especialmente a frigoríficos.

Discursos feitos no dia 27/3/17

JOOJI HATO - Fala sobre congresso ocorrido na semana passada, neste Parlamento, com sindicatos que representam os técnicos em imobilização ortopédica. Comenta assuntos abordados durante o evento. Destaca projeto de lei, que tramita nesta Casa, que visa regulamentar a profissão.

ENIO TATTO - Tece críticas à gestão do prefeito da capital paulista, João Doria. Repudia a mídia que, em sua visão, falta com a verdade sobre os reais problemas de São Paulo. Avalia que a cidade está abandonada. Informa que, na área da Educação, ainda não foi entregue o material escolar deste ano. Ressalta que nas periferias, onde o prefeito e as reportagens não chegam, os problemas são maiores. Rebate críticas do prefeito João Doria ao ex-presidente Lula.

ORLANDO BOLÇONE - Manifesta preocupação acerca de trecho ferroviário na região de São José do Rio Preto, citando um descarrilamento ocorrido hoje, no município, entre dois vagões, em uma das principais ruas da cidade. Lembra outro acidente, em 2013, que resultou na morte de cinco pessoas da mesma família. Avalia que as composições, com cerca de 100 vagões cada, colocam em risco a vida de moradores em todo o trajeto da malha ferroviária. Diz que seu mandado acompanhará este assunto.

JOOJI HATO - Mostra reportagem sobre o "rolezinho" que ocorre aos domingos, no Parque do Ibirapuera. Informa que, ontem, a Guarda Civil Metropolitana apreendeu 244 litros de bebidas alcoólicas de jovens frequentadores do evento. Cita lei que proíbe o consumo de bebida alcoólica no local. Defende projeto de lei, de sua autoria, de instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos.

alesp