Opinião: Todos em defesa do Horto de Batatais


31/03/2017 17:33 | Rafael Silva*

Compartilhar:


Desde que o governador decidiu vender a floresta estadual de Batatais, tenho realizado pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo contra tal medida. Aliás, fui o único deputado da região a votar não à venda e a manifestar minha discordância.

Estou presente na cidade de Batatais desde o início do meu primeiro mandato como parlamentar. Acompanho as coisas da cidade, converso com autoridades, moradores, com mães e pais de família que vêm me trazer preocupação com diversos assuntos. E a entrega às mãos de madeireiras, a exploradores, dessa importante área, chamada carinhosamente de horto, entristece a todos.

É preciso entender que os imensos valores de uma floresta não podem ser medidos por dinheiro algum. Os países sérios do mundo inteiro caminham no sentido de preservar suas florestas. O horto é do tamanho de 1.500 campos de futebol e, qualquer que seja o comprador da área, não haverá garantia de preservação.

Hoje, com a manutenção do horto, os ganhos socioambientais para a cidade de Batatais e região são inúmeros, como diminuição do efeito estufa, regulação do clima e qualidade do ar, além de servir de espaço para diversos esportes e abrigo de inúmeros animais. Ora, esses bichos se alimentam de árvores frutíferas, que certamente serão exterminadas com a venda, e todos eles não terão como sobreviver.

Por fim, há ali várias nascentes que desembocam nos córregos que abastecem a cidade. Em razão de tudo isso, não podemos permitir que o governo venda o "coração verde" da nossa região. Vamos seguir lutando para que o horto permaneça nas mãos de quem tem o legítimo direito sobre ele: o povo de Batatais e da região!

*Rafael Silva é deputado estadual, formado em filosofia e pós-graduado em sociologia.

alesp