Trem de média velocidade deverá chegar a Sorocaba


06/04/2017 17:31 | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:


Na quarta-feira, 5/4, Carlos Cezar (PSB) recebeu o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, na Assembleia Legislativa, para tratar da execução do projeto de trem regional de passageiro que liga Sorocaba a São Paulo.

Segundo o secretário, o primeiro trecho a ser construído será o de Campinas à capital e, logo em seguida a via sorocabana.

"Campinas é um trecho mais barato e ainda conta com o Aeroporto Internacional de Viracopos que, em pouco tempo, será o maior aeroporto do país. Entretanto, tão logo se inicie a execução do projeto Campinas, Sorocaba deve ser próxima", explicou.

A proposta é ligar as regiões de Campinas, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Sorocaba e São Paulo por um trem com velocidade de 160 quilômetros por hora, classificado como de média velocidade.

Para o projeto ser viável ainda há alguns entraves a serem eliminados. Um deles é o custo do projeto " estudos iniciais apontavam que, na Parceria Público Privada (PPP), o Estado entraria com R$ 1,8 bilhão e a iniciativa privada com o restante.

carloscezar@al.sp.gov.br

alesp