Opinião: 4 de abril, Dia Mundial dos Animais de Rua


06/04/2017 14:16 | Feliciano Filho*

Compartilhar:


Amigos, ontem, 4 de abril, foi Dia Mundial dos Animais de Rua. Mesmo tendo realizado milhares de resgates de animais atropelados ou em sofrimento, e conseguido castrar e identificar outros milhares de animais de rua, sei que, frente ao crescimento populacional desses animais, ainda há muito que se fazer. Conforme pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), se nada for feito em termos de controle populacional, dentro de aproximadamente 20 anos teremos mais cães e gatos do que gente.

A maior mudança de paradigma com relação ao trato com estes animais foi realmente a Lei Feliciano (12.916/2008), de minha autoria, que proibiu a matança indiscriminada de cães e gatos nos Centros de Controle de Zoonoses e canis de todo o Estado de São Paulo, salvando dezenas de milhares de vida nesses últimos nove anos.

É importante lembrar também que a maioria dos animais que estão nas ruas estão perdidos " apenas uma pequena minoria é abandonada. Por isso, não deixe de castrar e identificar seus animais. Só assim conseguiremos salvar os nossos amiguinhos de tanta angústia, dor e sofrimento.

Homenageamos ontem estes animaizinhos, mas eles merecem nossas homenagens todos os dias. Um abraço a todos!

*Feliciano Filho é deputado estadual pelo PSC

alesp