PL visa combater suicídio juvenil


24/04/2017 17:04 | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:


Passa a tramitar na Assembleia Legislativa, em regime de urgência, o Projeto de lei 1.104/2015 do deputado Rafael Silva (PDT), que cria na Rede Estadual de Educação o Programa de Prevenção ao Suicídio. A iniciativa é uma ação prática contra o jogo denominado Baleia Azul, que vem provocando mortes em todo o mundo, inclusive no Brasil, entre crianças e jovens.

"Precisamos dar uma resposta imediata a esse crime, que acontece por meio da internet. Adolescentes em depressão são presas fáceis nesse jogo que pode e já levou pessoas à morte", explica o deputado, que pedirá pessoalmente aos parlamentares e ao governador que a proposta seja transformada em lei o mais breve possível.

Pelo projeto, professores serão qualificados a detectar alunos com tendência depressiva e ao suicídio. Palestras, oficinas, filmes, rodas de conversa e atenção médica poderão ser desenvolvidos nas escolas, incluindo Etecs e Fatecs.

O jogo Baleia Azul, nascido na Rússia, em 2015, já teria provocado a morte de mais de cem jovens, principalmente na Europa. No Brasil, uma adolescente de 16 anos, no Mato Grosso, e dois jovens em Minas Gerais teriam sido vítimas do desafio, com mortes por suicídio. O game induz os participantes a ações que incluem automulitação, asfixia e suicídio.

rsilva@al.sp.gov.br

alesp