Opinião - Horto de Batatais: primeira vitória contra a venda!


02/05/2017 18:22 | Rafael Silva *

Compartilhar:


Nenhuma luta é em vão. Desde que o governo do Estado tomou a decisão de vender dezenas de áreas florestais, incluindo o Horto de Batatais, a população daquele importante município iniciou uma grande batalha contra a privatização.

Fui o único deputado da região a votar contra tal venda, justamente por entender que os imensos valores daquela floresta não têm preço. E é com alegria que recebemos a notícia de que a Justiça aceitou pedido do Ministério Público barrando a venda, em caráter liminar.

Sou cidadão batataense, estou presente na cidade, sempre conversando, ouvindo os moradores e autoridades. Não é justo entregar o horto a exploradores, madeireiras, que só têm compromisso com o lucro. Estamos falando de uma área que equivale a 1.500 campos de futebol, com lindas e valiosas nascentes, que abastecem os lares, rica em vida, com milhares de espécies vegetais, animais e com histórias, escritas e vividas por tantas e tantas pessoas que cresceram e se formaram ali, com raízes de sangue e amor.

Participei de manifestações, junto com a população. Denunciei, da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado, o crime que seria a venda e, entre outras ações, convidei o padre Nelci e o professor Didier para um programa de TV, com duração de uma hora, em São Paulo, que será apresentado no próximo dia 4/5, às 21 horas, pelos canais 7 da NET, 185 da Vivo e 61.2 das TVs digitais.

A decisão da Justiça não é definitiva. O governo pode tentar reverter a situação e dar prosseguimento à venda. Mas é definitiva a minha posição contra essa tentativa de privatização, desde meu voto, como deputado, desde que me formei como ser humano, porque entendo que o meio ambiente é a nossa casa. Preservar o horto, assim, é lutar pela vida. E a população de Batatais sabe e luta por isso.

* Rafael Silva é deputado estadual pelo PDT

alesp