Linguagem de programação poderá integrar currículo das escolas


03/05/2017 17:52 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:


As unidades públicas da rede estadual de ensino poderão oferecer a disciplina de Linguagem de Programação de Códigos, segundo Projeto de Lei 933/2016, de autoria de Edmir Chedid (DEM). Caso o PL seja aprovado em Plenário, os alunos poderão aprender todos os princípios básicos para definir um programa de computador.

De acordo com a proposta, a disciplina também será facultativa aos alunos do Ensino Fundamental de unidades privadas do Sistema Estadual de Educação. "A exemplo do que já ocorre, esta disciplina deverá ser ministrada por profissionais de Tecnologia da Informação, devendo ser oferecida durante dois anos eletivos do Ensino Fundamental", comentou.

Edmir Chedid explicou que a finalidade do PL é corrigir uma lacuna no ensino brasileiro referente à ausência da Linguagem de Programação de Códigos. "A Linguagem de Programação é um dos passos para a alfabetização digital e será cada vez mais uma habilidade para toda a vida, pois desenvolve capacidades essenciais, como resolução de problemas", disse.

O PL recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). "Agora, a expectativa é que siga para a votação final a partir do segundo semestre. Afinal, até o recesso de meio de ano temos muitas matérias de autoria do governo estadual para discutir entre os demais parlamentares, que também considero fundamental", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp