Pedido de inclusão de Mogi no programa Pontes Rurais


04/05/2017 18:23 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:


O deputado Marcos Damasio (PR) está solicitando a inclusão de Mogi das Cruzes no programa Pontes Rurais. O objetivo é contemplar duas regiões da cidade com pontes metálicas novas: a Estrada do Davi, no Taboão, e Rio Abaixo, em Jundiapeba.

As duas regiões indicadas contam com pontes antigas, feitas em madeira, em estado de conservação crítico, e não comportam um grande movimento de veículos, como carros, ônibus e caminhões.

A ponte na Estrada do Davi, por exemplo, é estreita e permite apenas a passagem de pedestres. Com uma ponte maior e melhor estruturada no local, o trânsito de produtos e pessoas seria mais fácil e ágil, uma vez que ao longo da extensa via estão várias propriedades rurais e residências.

Já a ponte do Rio Abaixo comporta apenas um veículo por vez, disputando espaço com pedestres, que têm de tomar cuidado com os buracos nas madeiras. Ônibus e caminhões não passam pelo local, dificultando o escoamento da produção rural e o trânsito de moradores. Há 12 anos, a população da região aguarda a reforma desta ponte.

"Por meio do programa, instituído pelo Decreto 59.700/2013, é possível celebrar convênios com os municípios para a transferência de pontes metálicas padronizadas com extensão de 6, 8, 10 ou 12 metros lineares. Os locais são vistoriados e aprovados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Buscamos este recurso para resolver o problema de duas regiões importantes", disse o parlamentar.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

alesp