Opinião - Condenar Eleonora é condenar todas as mulheres


08/05/2017 16:23 | Márcia Lia*

Compartilhar:


A condenação da socióloga e ex-ministra Eleonora Menicucci a indenizar o ator Alexandre Frota por danos morais levanta uma reflexão sobre a cultura do estupro, tão propalada nos últimos e sombrios tempos da vida brasileira dentro e fora do parlamento, em setores machistas e reacionários.

Na ação, Frota questiona críticas da ex-ministra da extinta Secretaria de Políticas para as Mulheres no governo Dilma (vítima de golpe institucional e midiático), após ter sido convidado pelo atual ministro da Educação a visitar seu gabinete. A crítica mostrou indignação da ex-ministra pelo ator ter assumido, publicamente, a prática de estupro de uma mãe de santo, bem como ter feito e também fez apologia ao estupro e ainda assim ser recebido com honras por um ministro de estado de uma pasta da importância da Educação.

Eleonora Menicucci exerceu seu livre direito à crítica, amparada pela liberdade de expressão garantida pela Constituição de 1988. Exerceu seu papel de cidadã e de profissional que construiu uma vida de luta em defesa das mulheres, contra todas as formas de violência e de subjugo do gênero, especialmente por aquelas mulheres cuja única defesa contra os abusos vem justamente do estado e de seus poderes constituídos.

O combate à cultura do estupro, da agressão e de toda forma de violência contra a mulher deve estar nas ações diárias de todos nós se quisermos " e sabemos que uma parcela significativa não quer " alcançar a igualdade de direitos, de respeito e de reconhecimento do feminino na sociedade.

Condenar Eleonora por críticas a um ato confessado e, sim, abominável, é um indicativo de tempos muito mais difíceis do que os que estamos enfrentando e a que estamos nos opondo.

Na verdade, é preciso condenar diariamente a prática do estupro, a apologia ao estupro e a benevolência aos estupradores nos palcos, nas ruas, nos tribunais, nos governos, nas casas parlamentares, nas casas de todos nós e nos bancos escolares. Combater o estupro e a violência contra a mulher deveria constar da grade curricular em todos os níveis de ensino do país.

Nossa solidariedade e luta pelas mulheres vítimas de todo tipo de violência.

*Márcia Lia é deputada estadual pelo PT

alesp