Da Tribuna


16/05/2017 18:35 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CORONEL TELHADA - Lamenta o falecimento de Ari Vieira, veterano da FEB - Força Expedicionária Brasileira. Exibe e comenta vídeo de matéria do Jornal Nacional, a demonstrar atividade do cabo Heitor Teodoro, em Samambaia, no Distrito Federal, em ocorrência de incêndio. Enaltece o heroísmo do profissional a favor do salvamento da vida de 20 pessoas. Lamenta o falecimento do tenente Carlos Henrique Scheifer, da Polícia Militar do Mato Grosso. Comenta homenagem do Bope ao profissional.

MARCO VINHOLI - Para comunicação, transmite condolências à família de Ademar Antonio Sambrano, ex-prefeito de Itajobi.

ENIO TATTO - Tece considerações a respeito da situação vivenciada pela Santa Casa de Santo Amaro. Discorre acerca da quantidade de pacientes atendidos pela instituição. Lamenta o anúncio do fim do atendimento na maternidade da instituição, a partir de hoje. Informa que há prejuízo, mensal, de cerca de 400 mil reais. Critica a omissão dos Governos em informar o custo real da entidade. Noticia diálogo com o deputado Barros Munhoz em prol da solução do problema. Opina que a concessão de emendas parlamentares seria meio adequado para o investimento em Sáude.

CARLOS GIANNAZI - Critica o reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago, pelo sucateamento, a seu ver, da instituição. Informa que o campus de São Carlos fora ocupado politicamente por alunos, que visam ao aprimoramento da moradia estudantil. Comunica que a manifestação fora pacífica e, após acordo, os alunos foram surpreendidos com processos administrativos. Estabelece relação entre a conduta da citada autoridade e a Ditadura Militar. Anuncia a presença, nesta Casa, de alunos descontentes. Repudia a falta de investimentos na Educação pública no Estado. lembra estupros cometidos por alunos de medicina. Informa que solicitara a convocação do reitor, para audiência neste Parlamento, na Comissão de Educação.Para comunicação, anuncia que deve apresentar moção de repúdio à punição de alunos da USP de São Carlos. Comunica a realização, em 15/05, de audiência pública, nesta Casa, em que se debateu o financiamento das universidades estaduais e do Centro Paula Souza. Explica que a verba, que não é reajustada há anos, não é mais suficiente. Argumenta que, caso o estado de São Paulo fizesse a cobrança da dívida ativa, haveria recursos.

PEDRO TOBIAS - Faz coro ao pronunciamento do deputado Enio Tatto, a respeito da crise na Saúde. Informa que em 45 dias houve a suspensão de mil cirurgias para a população pobre, em razão de greve de funcionários de hospital. Apela à Justiça do Trabalho de Campinas que julgue a causa com celeridade.

HÉLIO NISHIMOTO - Comemora a abertura de cerca de 69 mil vagas de empregos, informada hoje pela mídia. Noticia que estivera em São José dos Campos, onde dialogou com autoridades locais, sobre a melhoria em índicies econômicos. Informa parceria entre o Sesi a a empresa Fibria, do ramo de celulose, a favor da prática esportiva, a abranger crianças de 6 a 16 anos, no município de São Luiz do Paraitinga. Acrescenta que o programa é denominado "Atleta do Futuro". Anuncia atendimento à população da zona rural de Paraibuna. Tece considerações a respeito de convênio estabelecido entre o GACC - Grupo de Assistência à Criança Com Câncer e a EDP, empresa de energia solar, em São José dos Campos, com repasse de recursos financeiros e doação de equipamentos.

JOOJI HATO - Faz coro ao pronunciamento do deputado Marco Vinholi. Discorre acerca da relevância dos trabalhos realizados pelas Santas Casas de Santa Bárbara e do Largo do Arouche. Versa sobre a crise vivenciada pelo País, com reflexos na Sáude. Critica o Governo por não priorizar investimentos em Segurança Pública. Comenta assalto ao apartamento do governador do Rio de Janeiro. Acrescenta que vítimas da violência urbana consomem vultosa quantidade de recursos hospitalares. Repudia o consumo de drogas pela população jovem. Clama pela realização de blitzes do desarmamento e pela aplicação da "lei seca" e da "lei do silêncio", além da instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos.

MILTON LEITE FILHO - Anuncia que hoje participara de reunião na Comissão de Sáude. Informa que houve deliberações e a presença da gestora da Unifesp. Apela ao governo federal que dê atenção à Saúde. Assinala que deve visitar unidade do Hospital São Paulo. Tece considerações sobre o orçamento da entidade, da ordem de 570 milhões de reais por ano. Afirma que há dívidas de cerca de 160 milhões de reais. Argumenta que estivera em São José dos Campos, para reunião com a coronel Eliane Nikoluk. Elogia o trabalho combativo e de excelência da autoridade. Parabeniza a Polícia Militar. Lista policiais agraciados com honrarias. Aduz que é papel de todos os deputados defender o aprimoramento da instituição. Repudia o posicionamento da imprensa, em algumas circunstâncias que envolvem servidores da Segurança Pública. Clama por melhoria nos alojamentos da Escola de Formação de Soldados.

MARCIA LIA - Presta apoio ao pleito dos fiscais de renda. Tece críticas ao instrumento da delação premiada. Reprova a redução da pena de Alberto Youssef, por conta das delações que este fez à Operação Lava Jato. Lê e comenta trechos de artigo, escrito pelo promotor Eugênio Aragão, acerca do tema. Põe em dúvida a delação feita à Lava Jato pela empresária Mônica Moura, a quem acusa de falsificar provas. Afirma que o Poder Judiciário passa por uma crise de credibilidade perante a sociedade brasileira.

alesp