Projeto sobre alimentação saudável é lançado na Alesp

Ato solene marcou o lançamento do projeto de lei ao lado de entidades e deputados nesta quarta-feira (17)
18/05/2017 12:35 | Da assessoria da deputada Ana do Carmo

Compartilhar:


Tendo como pilar a garantia da chegada de alimentos saudáveis à mesa dos paulistas, projeto de lei foi lançado na última quarta (17/5) na Assembleia Legislativa de São Paulo pela Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia. O PL estabelece a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO), que, entre vários eixos, garantirá a transição da produção convencional para a orgânica.

Cerca de 80 entidades, além de deputados de diversas bancadas do Legislativo Paulista, participaram do ato solene feito para marcar o lançamento do projeto. "É nossa responsabilidade combater veementemente os agrotóxicos", disse a deputada Ama do Carmo, uma das coordenadoras da frente parlamentar dedicada ao tema. "O "veneno" na nossa alimentação está presente no dia a dia, isso tem de acabar."

O projeto de lei foi protocolado em abril e está tramitando atualmente na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Além da deputada, Aldo Demarchi é coordenador e autor do projeto.

Doutora em agronomia, Ondalva Serrano participou da apresentação e cobrou maior atenção com o trabalhador rural. "Se o campo for deixado de lado, acaba a vida como a conhecemos", afirmou. "É de lá que tiramos nossos alimentos, portanto temos de ter um trabalho que preserve tanto o Meio Ambiente quanto quem trabalha na terra."

Prêmio

Além do lançamento da política estadual, o evento marcou a apresentação do Prêmio Ana Primavesi. A condecoração será dada a entidades, produtores, empresas e meios de comunicação que promovam a Agroecologia e a Produção Orgânica no Estado de São Paulo. Primavesi é considerada expoente no trabalho voltado a ambos os campos no país.

alesp