Opinião - A morte do ex-deputado Antônio Calixto


29/05/2017 12:27 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Teve sentida repercussão a morte, na manhã do último dia 17 de maio, do ex-deputado estadual, ex-vice-prefeito e ex-vereador de Ribeirão Preto Antônio Calixto. Como eu estava, naquele dia, em São Paulo " cumprindo meus deveres na Assembleia " fiz-me representado, no seu velório e sepultamento em Altinópolis (cidade de onde era natural) pelo meu filho, o vereador Mauricio Gasparini que levou, em meu nome, uma palavra de conforto à sua esposa, Sônia Maria Calil Mellis com quem Calixto conviveu durante 46 anos, deixando um filho (Antônio Augusto) e uma netinha (Seskia). Eleito para a legislatura 1987-1991 pelo PDT (cuja bancada liderou), teve ativa participação na Constituinte de 1989, tendo sido considerado como o parlamentar que mais apresentou emendas à Constituição Estadual.

Calixto tinha uma facilidade enorme de fazer e fidelizar amigos conforme depoimentos divulgados por lideranças como, entre outras, os ex-deputados federais Corauci Sobrinho, João Cunha e Marcelino Romano Machado; o prefeito Duarte Nogueira; o jornalista Carlos Alberto Nonino e os ex-vereadores e ex-presidentes da Câmara Municipal de Ribeirão Preto Osório Carlos do Nascimento e Vicente Seixas. Todos esses depoimentos centrados " e não coincidentemente " na lealdade, fidelidade a princípios, dignidade, simplicidade e grandeza desse notável ser humano.

Sua atuação política e administrativa " conforme tive oportunidade de registrar " foi das mais efetivas; para a vida política e social de Ribeirão Preto e toda região, sem qualquer dúvida. Uma perda irreparável. Ele deixou, realmente, um legado de trabalho e honestidade, verdadeiro exemplo a ser seguido por quem pretende se dedicar à vida pública.

Nossa amizade, iniciada quando ele chegou em Ribeirão Preto, procedente de Santo Antônio da Alegria (onde foi presidente da Câmara), sempre esteve acima de contingências políticas: quase sempre, politicamente, estivemos em lados contrários; só estivemos juntos, mesmo, quando ele disputou a vice-prefeitura em chapa encabeçada pelo ex-prefeito e saudoso amigo Luiz Roberto Jábali.

Nos últimos tempos nos encontrávamos, pelo menos uma vez em cada ano, no aniversário de um amigo comum e era, para mim, renovada alegria conviver com sua alegria, sua inteligência e o modo sensato como avaliava os fatos do dia a dia.

Sua morte, conforme relatou a esposa, foi tranquila; morreu dormindo, com a tranquilidade como levava a sua vida de político, advogado e professor universitário. Deixou, claro, muita saudade, além da amizade e do respeito de quantos com ele conviveram; mesmo sem mandato ou cargo público, manteve inalterada sua militância e liderança política; será lembrado, também, como o marido devotado, o pai zeloso e o avô " babão como todos os avôs " dedicado à família e aos amigos.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp