Simpósio discute criação de Geoparque


30/05/2017 15:55 | da assessoria do deputado aldo demarchi

Compartilhar:


O deputado Aldo Demarchi participou nesta segunda-feira (29/5), no campus de Rio Claro na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), do Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para discutir a criação de um Geoparque. Estiveram no evento representantes de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes.

Para o deputado, essa iniciativa tem um grande significado pelos seus reflexos na ciência, no turismo e na economia. "Inegável a importância de nossa região sob o aspecto geológico, como pode ser constatado pelo interesse da Petrobras na exploração, nas décadas de 1950 e 1960, de possíveis jazidas de petróleo existentes em Rio Claro, mais precisamente nas proximidades do Distrito de Assistência", avalia Demarchi.

Ele observa que partir daquelas prospecções foram localizadas reservas de calcáreo que ainda hoje proporcionam emprego e renda à nossa população. "Durante as escavações, também ocorreu a descoberta de sítios arqueológicos e fósseis raros, o que, sob o ponto de vista científico, possui valor inestimável", ressalta.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp