Práticas sustentáveis no transporte


06/06/2017 14:03 | da assessoria do deputado andré soares

Compartilhar:


Diversas práticas sustentáveis estão sendo incluídas na rotina da população a fim de preservar o meio ambiente, e principalmente auxiliar no controle da saúde das pessoas. Uma das propostas apresentadas pelo deputado André Soares tem como objetivo a instalação de suporte para a colocação e transporte de bicicletas nos ônibus intermunicipais do Estado de São Paulo.

De acordo com a propositura, as empresas responsáveis pelo transporte público de passageiros por meio de ônibus intermunicipais deverão instalar, na parte dianteira externa dos veículos, suporte para a colocação de bicicletas. O suporte deverá conter espaço para, no mínimo, três bicicletas, devendo ser dotado de mecanismo de travamento acionado pelo motorista.

A iniciativa é voltada para o futuro das grandes cidades e tem como objetivo principal combinar bicicletas e transporte público. "Com a adoção do suporte para bicicletas, o usuário pode fazer um trecho com a bicicleta e utilizar o ônibus na maior parte do trajeto", enfatiza Soares.

O equipamento funciona de maneira parecida aos suportes de bicicletas para automóveis. Quando o ônibus para, o motorista aciona um mecanismo que destrava o suporte, para que os usuários guardem as bicicletas. A trava é novamente acionada, para evitar roubos. A operação não dura mais do que um minuto.

asoares@al.sp.gov.br

alesp