Criação de Fundo Estadual de Defesa Animal


06/06/2017 16:17 | da assessoria do deputado feliciano filho

Compartilhar:


Um Fundo Estadual de Defesa Animal (FEDA), destinado ao repasse de recursos financeiros, por meio de convênios, a prefeituras e entidades de defesa e proteção animal. Esta é mais uma proposta do deputado Feliciano Filho, apresentada esta semana como emenda ao Orçamento Estadual de 2018.

A finalidade do fundo será garantir a castração e identificação dos animais e a conscientização da população em prol da posse e guarda responsável, além de cobrir o custeio e infraestruturas às entidades que trabalham com animais silvestres e exóticos, muitos deles vítimas de desmatamento, tráfico e maus-tratos.

"As Organizações Mundial e Panamericana, além da secretaria da Saúde, defendem que o melhor método de controle populacional dos animais deve ser através da esterilização", explica Feliciano. "Dessa forma, entendemos que há a necessidade de criação de um fundo destinado ao repasse de recursos financeiros para a realização deste e outros atendimentos essenciais."

Os recursos também poderão ser usados para arcar com o custeio de muitas entidades que atuam com animais oriundos de desmatamento feito pelo próprio governo " como em obras do Rodoanel, por exemplo " e provenientes do tráfico de animais silvestres e maus-tratos a animais exóticos em circos e zoológicos.

felicianofilho@al.sp.gov.br

alesp