Questionada qualidade da água de represa em Itupararanga


06/06/2017 17:10 | da assessoria do deputado raul marcelo

Compartilhar:


No Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5/6), o deputado Raul Marcelo protocolou requerimento em que questiona o responsável pela pasta ambiental do Estado de São Paulo, Ricardo Salles, a respeito da qualidade da água da represa de Itupararanga, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba.

Segundo Raul Marcelo, existem estudos acadêmicos, inclusive no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), indicando um crescimento significativo em relação a impactos negativos na qualidade de água do reservatório de Itupararanga.

"Há relatos de deficiências das ações voltadas à defesa e preservação dos recursos hídricos da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga. Não se pode negar a existência de sérios problemas relacionados ao saneamento ambiental, desmatamento ilegal e uso de agrotóxicos que são, evidentemente, fatores potencialmente impactantes, isto é, que ameaçam o equilíbrio ecológico dessa região", comenta o deputado. A APA de Itupararanga foi criada pela Lei estadual 10.100/1998, posteriormente alterada pela Lei estadual 11.579/2003. Possui uma área de 93.353,75 hectares, compreendendo os territórios de oito municípios: Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

raul@raulmarcelo.com.br

alesp