Opinião - O risco no roubo de armas


21/06/2017 15:22 | Coronel Camilo

Compartilhar:


Faço um destaque como Comandante-Geral da Polícia Militar que fui por três anos: São Paulo possui, há muito tempo, os melhores índices de vítima por homicídios, equivalente a 8,46 por 100 mil habitantes. No entanto, sou enfático em dizer que não podemos nos dar ao luxo de um retrabalho. Digo isso já que os roubos de armas dos fóruns são ocorrências cada vez mais frequentes.

É sabido: quase todas as armas são apreendidas pela PM. No final, acabam sendo roubadas novamente? Não faz sentido. E os casos assim seguem pelo Estado de São Paulo. Houve o roubo de aproximadamente 400 armas que estavam à disposição da Justiça no Fórum de Diadema, na Grande São Paulo, ocorrido no último fim de semana, somado a outro episódio recente, em que criminosos levaram 300 armas do Fórum do Guarujá, na Baixada Santista. 

Os dois casos causam enorme apreensão na sociedade paulista. São centenas de armas, algumas até de grosso calibre, que voltam para as mãos de criminosos - um fato que leva insegurança aos cidadãos e fortalece quadrilhas dispostas a enfrentar o combate feito pelas forças de segurança, aumentando ainda mais o risco de morte dos policiais.

Essas ações, invariavelmente, demandam esforço, emprego de técnica apurada, grande número de equipamentos e homens envolvidos, além, é claro, do risco inerente a toda ação policial. Esses episódios merecem ser tratados com enorme seriedade, pois geram sentimento de desânimo, tanto na sociedade quanto nos homens encarregados de combater a criminalidade, pois eles já suportam a pesada rotina policial.

Entendo que as armas, sendo produto de crime, uma vez apreendidas devem ser periciadas rapidamente. O juiz responsável pelo processo, após dar oportunidade para advogados e membros do Ministério Público se manifestar a respeito da perícia, deve verificar se essas armas têm serventia para as forças policiais, caso contrário, providenciar a destruição do armamento o mais rápido possível.

Segundo o Instituto Sou da Paz, existem mais de 700 mil armas de fogo armazenadas nos fóruns do Brasil, um verdadeiro arsenal vulnerável a ações de criminosos. Quanto menos armas houver nos fóruns, melhor para a população brasileira. Está provado que esses locais não têm segurança adequada para a preservação desses armamentos. Falta celeridade neste processo!

Coronel Camilo é deputado pelo PSD

alesp