Treinamento de monitores para estudantes portadores de diabetes


29/06/2017 17:47 | Da assessoria do deputado Celso Nascimento

Compartilhar:


O deputado Celso Nascimento (PSC) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 557/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de se ter uma pessoa treinada para realizar o teste de glicemia capilar e administrar insulina subcutânea nas crianças e adolescentes portadores de diabetes mediante prescrição médica, nos estabelecimentos de educação infantil e de ensino fundamental do Estado de São Paulo.

"Uma criança diagnosticada com diabetes precisa de cuidados específicos diários. Quando ela está em casa, sob a supervisão dos pais ou responsáveis, é fácil fazer os procedimentos necessários. Mas no momento em que ela vai para a escola, esses cuidados ficam por conta da instituição, o que pode gerar muita insegurança para os pais", disse o deputado, que também é portador da doença.

A proposta visa treinar um profissional do próprio quadro da escola para que esteja habilitado a realizar o teste de glicemia capilar e, caso seja necessário, aplicar insulina na criança ou no adolescente.

"O nosso projeto, acima de tudo, tem a finalidade de subsidiar os pais de crianças portadoras de diabetes que têm dificuldades em deixar seus filhos em escolas que não estejam preparadas para lidar com um aluno que tenha uma doença crônica, como é o caso da diabetes", encerrou o deputado Celso Nascimento.

celsonascimento@al.sp.gov.br

alesp