Justiça determina aumento do efetivo policial em municípios


06/07/2017 14:22 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


Em ao menos oito cidades do interior, o Poder Judiciário acatou pedidos do Ministério Público Estadual e concedeu liminares que obrigam o Executivo a aumentar o contingente da Polícia Civil. As determinações, que estão sendo contestadas pelo governo Alckmin, abrangem os municípios de Piracicaba, Charqueada, Saltinho, Águas de Lindoia, Leme, Jales, Ilha Solteira e Itapura.

A informação, publicada no site do jornal O Estado de S. Paulo, foi levada ao Plenário da Assembleia nesta segunda-feira (3/7) pelo deputado Carlos Giannazi. "Nós estamos já há muito tempo denunciando o governo porque ele não chama os aprovados nos concursos das mais diversas áreas, inclusive na segurança pública, cujo déficit de pessoal é monstruoso". O deputado indicou que, só na Polícia Civil, são 9 mil cargos vagos. "Dos 645 municípios paulistas, 40% não têm delegado".

Giannazi também apelou ao governo para que convoque os 5 mil aprovados no concurso de oficial administrativo da Polícia Militar. O concurso, homologado em julho em 2015, tinha validade de um ano e foi prorrogado por mais um. "Se não houver a chamada dos aprovados nos próximos 20 dias, o concurso vai caducar", alertou o deputado, explicando que esses aprovados iriam preencher vagas atualmente ocupadas por policiais da ativa, que deveriam estar nas ruas combatendo o crime.

alesp