Inquérito civil para apurar trabalho análogo ao escravo


27/07/2017 17:34 | Da assessoria da deputada Marcia Lia

Compartilhar:


O Ministério Público do Trabalho (MPT) acatou denúncia da deputada Marcia Lia e instaurou inquérito civil para investigar casos de trabalho análogo ao escravo nas cidades de Itapeva e Ribeirão Branco. Todas as autoridades competentes já foram oficiadas para fazerem as fiscalizações.

"Recebemos informações de casos de trabalho escravo em fazendas de cultivo de tomate nessa região e encaminhamos a denúncia junto com o Sindicato dos Empregados Rurais para o MPT. Há relatos de falta de pagamento, de instalações insalubres e falta de controle de jornada, coisas que são inaceitáveis. Esperamos que as fiscalizações sejam efetivas e, com isso, os culpados venham a ser processados", afirma a deputada Marcia Lia.

As denúncias chegaram ao Sindicato dos Empregados Rurais de Ribeirão Branco e Guapiara relatando exploração de mão de obra em fazendas de cultivo de tomate de um mesmo empregador, a maioria dos casos envolvendo atraso no pagamento dos salários, não recolhimento de FGTS e não pagamento de rescisões.

Além disso, todos os empregados vivem em alojamentos de condições precárias oferecidos pelo empregador. Em cada fazenda há cerca de 30 crianças de até 11 anos sem creche ou escola e sem atendimento adequado de saúde.

alesp