Opinião - Preparando as escolas para auxiliar alunos com diabetes


09/08/2017 18:32 | Deputado Celso Nascimento

Compartilhar:


Apresentei na Assembleia Legislativa um projeto de lei que, se aprovado, trará grande alívio para muitas famílias e conforto aos alunos que lutam contra a diabetes, especialmente crianças e adolescentes.

A proposta do PL 557/2017 é que todas as escolas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental tenham uma pessoa treinada para realizar, durante o período das aulas, o teste de glicemia capilar e, se for necessário, aplicar a insulina subcutânea nas crianças e adolescentes portadores de diabetes. Sempre mediante prescrição médica.

É importante ressaltar que a medida não implica custo extra para os estabelecimentos de ensino, pois contaria com a colaboração de funcionários do próprio quadro da escola. Por se tratar de uma ação simples, a aplicação da insulina injetável pode ser feita por qualquer pessoa com um mínimo de preparo. O treinamento é rápido e fácil.

A preocupação principal é atender crianças e adolescentes com diabetes. Quando eles estão em casa, os procedimentos necessários para o controle da doença são realizados pelos pais ou responsáveis. Mas no momento em que as crianças vão para a escola, onde passam boa parte do dia, esses cuidados ficam por conta da instituição, o que pode gerar insegurança para os pais, pois nem todas as escolas estão preparadas para lidar com aluno portador de doença crônica, como é o caso da diabetes.

O aumento no número de portadores de diabetes é alarmante. E isso muito me preocupa. Até mesmo por eu ser um deles e saber o quanto é importante manter o nível de glicemia controlado para uma melhor qualidade de vida.

Estima-se que existam no Brasil cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), esse número deverá subir para 23 milhões de pessoas até 2040. Outro dado preocupante é que um terço dos novos casos diagnosticados são de crianças com até 4 anos. As causas mais comuns para o aparecimento da doença são fatores genéticos e também o fato de que, cada vez mais cedo, as crianças estão tendo contato com alimentos industrializados. Com altos teores de açúcar, conservantes, corantes e agrotóxicos, esses alimentos contribuem para a destruição do pâncreas, prejudicando diretamente a produção de insulina.

Como resultado, o açúcar fica no sangue em vez de ser transformado em energia pelo organismo. Aí entra a necessidade de usar insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de diabetes tipo 1, o mais comum em crianças, aumentam a cada ano. Espero que, muito em breve, as famílias que têm filhos pequenos com diabetes possam contar com esse importante auxílio dentro das escolas.

Celso Nascimento é deputado estadual pelo PSC

alesp